O Lar Francisco de Pina é uma Casa de Acolhimento Residêncial (CAR) para crianças e jovens em risco. Destina-se ao acolhimento prolongado de crianças e jovens de ambos os sexos, funcionando em respeito pelas claúsulas do acordo de cooperação assinado com o Instituto de Solidariedade Social, IP-Centro Distrital de Segurança Social de Castelo Branco.
Todas as crianças e jovens são admitidos na sequência da aplicação de medida de promoção e proteção (ao abrigo da Lei 147/99 de 1 de setembro, alterada pela Lei nº 31/2003 de 22 de agosto) por parte do tribunal ou CPCJ.
O Lar Francisco de Pina acolhe 25 crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos, podendo o acolhimento prolongar-se até aos 21 em caso de solicitação pelo próprio. Tratando-se de um lar misto, permite a resposta a fratrias mistas evitando a rutura de laços afetivos.
Na admissão privilegiam-se as situações referentes ao Distrito de modo a facilitar a intervenção junto da família e o contato das crianças e jovens com o seu agregado familiar de origem, sempre que tal se revele benéfico para o seu desenvolvimento.
O objetivo primordial do Lar é construir, com cada criança/ jovem acolhida e, de modo desejável, envolvendo a família, um projeto de vida viável, garantindo no imediato e durante o tempo necessário, a sua proteção, acolhimento afetivo, saúde, formação, acesso às respostas educativas mais adequadas, atividades culturais, lúdicas e desportivas.
Na formação das crianças e jovens acolhidas respeitam-se os princípios inerentes à matriz cristã, promove-se o respeito por si próprio e pelo outro e incutem-se valores básicos para uma integração social e relacionamento interpessoal bem sucedidos.