No dia 31 de maio a Fundação Pina Ferraz recebeu, na sua sede, os responsáveis do Grupo de Escoteiros de Penamacor, para cerimónia de entrega do valor angariado na nossa IV Caminhada Solidária.
A quarta edição da Caminhada Solidária da Fundação IPF, teve lugar no passado dia 25 de março de 2017 e procurou o envolvimento da comunidade na colaboração com os Escoteiros de Penamacor, com vista à sua instalação, com condições de conforto e segurança, na nova sede.
Num dia em que a chuva poderia ter arrefecido o altruísmo, verificou-se exatamente o contrário. A generosidade e solidariedade dos inscritos vingou e a comparência de todos na atividade merece elogio. Assim, com a ajuda de todos foi possível reunir 1588.20 Euros que, neste dia, foram entregues na pessoa da Chefe Júlia. (Ver carta de agradecimento)

No passado dia 20 de Maio, rumámos à freguesia de Pedrogão de São Pedro para participarmos na IV caminhada solidária, organizada pela Liga dos Amigos de Pedrógão de S. Pedro.
Sendo uma ação promovida com o intuito de sensibilizar a população em geral para a prática de exercício físico de forma a serem incutidos hábitos de vida saudáveis, também, com esta atividade, é promovido o espírito solidário de todos, na medida em que a verba angariada destina-se a ajudar a colmatar algumas das carências sentidas no Centro de Dia.
Após a caminhada seguiu-se um almoço convívio entre os participantes. Uma manhã preenchida com atividade física em contacto com a natureza e convívio entre miúdos e graúdos, que muito agradou o grupo de jovens da nossa CAR.

No dia 14 de Maio, na Igreja Matriz de Penamacor, terminada mais uma etapa da vida religiosa de dez dos nossos jovens, foi momento de celebrar o Sacramento do Crisma. Presenciou-se, deste modo, à confirmação do compromisso pessoal dos nossos jovens, com Jesus Cristo e com a comunidade cristã. Além do Crisma, celebrou-se o Batismo de uma das nossas jovens.
A celebração continuou com um momento de confraternização na nossa Casa e almoço, no qual as crianças/jovens tiveram a oportunidade de disfrutar da companhia dos progenitores e demais familiares convidados.

No dia da mãe, promovemos, na nossa Casa, uma oficina de trabalhos manuais para assinalar o dia da mãe. Assim, com a ajuda da monitora que se propôs cumprir este desafio e com a criatividade, carinho e sensibilidade dos nossos jovens, fizeram-se bonitas chávenas decorativa para oferecerem a alguém que lhes seja muito especial.

Foi com muito interesse que a Fundação Pina Ferraz se associou à organização da Fase Regional da 11.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura, que este ano ficou a cargo da Biblioteca Municipal de Penamacor e que decorreu no dia 3 de maio.
Neste concurso, promovido pelo Plano Nacional de Leitura em parceria com a rede de Bibliotecas Escolares, a Direção Geral dos Arquivos e das Bibliotecas, o IP Camões, a Direção Geral da Administração Escolar e a RTP1, vão sendo eleitos os alunos representantes das escolas aderentes e no dia 3 de maio foi a vez de prestarem provas os alunos das escolas que integram a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Rodão).
O processo de avaliação dos alunos a concurso, incluiu uma prova escrita de pré-seleção, que decorreu no período da manhã, nas instalações da Biblioteca Municipal, à qual se seguiu um almoço convívio na Fundação Pina Ferraz. No período da tarde, com energias renovadas, os alunos apurados, prestaram provas orais no Auditório do Instituto Pina Ferraz.
O concurso contou com a participação de um dos nossos jovens, que dedicadamente se envolveu neste projeto.
A nossa Instituição, deu assim as boas-vindas a cerca de uma centena de participantes, entre alunos, professores, convidados e elementos da organização, com um agradável almoço e disponibilizou o seu Auditório D. Carlota para a concretização das provas orais, respetiva divulgação dos vencedores e entrega de prémios e diplomas.
O evento foi enriquecido por dois momentos musicais, um por Francisco Ceia e outro pelo grupo de violinos da Academia de Música do Fundão, que integra uma das jovens da nossa Casa de Acolhimento Residencial - Lar Francisco de Pina.

O dia, rico em histórias partilhadas, contadas e sentidas, terminou com um lanche bem caseirinho, servido no espaço exterior da nossa Instituição e iluminado pelo sol doce de primavera.

Certificado João Carlos e Certificado Instituto Pina Ferraz